18 mar 2016
março 18, 2016

O Perfil da Inadimplência

0 Comentário

K

 

O Perfil da Inadimplência:

A inadimplência tem relação direta com a qualidade da instituição de ensino e da educação. Por outro lado, não há como combinar qualidade com preço baixo. A cobrança de valores baixos, por si só, não garante que a inadimplência  seja menos.

Infelizmente, o ensino e a educação ainda não são considerados como prioridade na relação dos gastos ou investimentos das famílias de classe média. Na última Década, três grandes serviços foram identificados na relação de prioridade de uma família, acarretando um aumento considerável nos gastos: telefonia celular, TV por assinatura e internet. Esses serviços são considerados indispensáveis pela população de classe média.

Qualquer aumento no orçamento de quem já estava endividado torna-se difícil de suportar. No final, sempre fica alguma coisa sem pagar. O celular, a TV por assinatura e a internet são os mais prioritários, do ponto de vista do pagamento, que a escola, além de serem uma questão de status. São serviços que podem ser cortados se não forem pagos, e a escola não. Cientes da legislação que proíbe a escola de uma série de constrangimentos ao aluno, os clientes deixam de priorizar o pagamento das parcelas da anuidade ou semestralidade escolar. Na relação de prioridades, também podemos constatar que as prestações do carro novo e da casa própria, bem como a água, a energia elétrica, o telefone e até o cartão de crédito, entram na lista antes da escola.

Dessa forma, o ensino particular ganha outros tipos de concorrentes – indiretos que sejam – no processo decisório de gastos da família brasileira.

O regime semestral, aplicado na maioria das instituições de ensino superior, faz com que o índice de inadimplência seja menos, pois inibe o cliente de acumular dívidas por muito tempo, já que a escola pode não efetuar a rematrícula do aluno.

A aplicação de políticas de descontos nas parcelas da anuidade ou semestralidade tem se mostrado uma medida ineficaz no controle da inadimplência.

A inadimplência é, sem dúvida, uma das grandes dificuldades das instituições de ensino e educação. É a causa da evasão de receita, motivada por políticas organizacionais descabidas, não mensuradas nos resultados econômico-financeiros. Diríamos que ela é consequência da falta de cobrança efetiva aos inadimplentes, de negociações de dívidas no momento das rematrículas, dispensas de juros e multas, descontos concedidos aleatoriamente, sem uma política clara e sem método.

 

Fonte: Inadimplência no Setor Educacional/Jackson Teixeira/Hoper Editora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *